segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

'2° Motogirls - Bento Gaonçalves'. Rio Grande do Sul.

Neste final de semana estivemos em Bento Gonçalves.
Uma grande festa e é sempre bom os eventos dos colegas da serra, parabéns!
seguem fotos.
abaixo as dicas de pilotagem em comboio.









Considerações para se andar em grupo (comboio) na estrada

Segue algumas dicas praticas e importantes a serem seguidas para as nossas próximas viagens.

PONTEIRO: Membro do MOTO CLUBE ou do CLUBE ou convidado que possua experiência para condução do COMBOIO e que tenha conhecimento do caminho a ser percorrido, seu lugar será sempre a frente do pelotão.

FERROLHO: Membro do MOTO CLUBE ou do CLUBE ou convidado que tenha experiência para condução do COMBOIO em estradas, seu lugar será sempre a ultima moto do pelotão, seu trabalho é em caso de parada de algum membro seguir até o capitão da estrada e avisa-lo sobre a parada, poderá fazer conduções de carros, caminhões, ônibus em ultrapassagens do COMBOIO é responsável pela segurança do COMBOIO inteiro, responsável também pela condução dos outros membros do pelotão, acertando espaço entre as outras motos acate suas exigências durante a viagem.

FOTOGRAFO: Pessoa designada para fazer as fotos e/ou filmagens durante os passeios.

( BRIEFING ) Sempre no inicio dos passeios serão passadas as todos, velocidade de cruzeiro, pontos de paradas e formação do pelotão ou pelotões ( dependendo da quantidade de motos )

Em caso de 2 ou mais pelotões serão nomeados 2 ou mais ponteiros, ferrolhos e fotógrafos.\

Sempre sairemos em fila alternada. ou seja... Se a moto a sua frente esta a direita da pista de rodagem, você seguira a esquerda, e assim por diante.ou seja ... a formação seguira a seguinte configuração:
A distancia entre uma moto ou outra não poderá ser superior a 5 metros.

Uma dica para saber se estamos a uma distancia segura em relação à moto a nossa frente independente da velocidade, e contarmos mentalmente e pausadamente 51, 52 pegando como ponto de referencia algum objeto fixo ou mesmo faixas na estrada. Se no momento que a moto a nossa frente passar per este objeto ou faixa começarmos a fazer a contagem quando terminada a contagem devemos estar passando exatamente por este objeto ou faixa. Caso contrario devemos procurar a distancia correta e segura.


1. Integrante e convidado deverá comparecer no local marcado com a motocicleta abastecida, pneus calibrados e documentos em ordem e a moto em condições de realizar o passeio .Isso tem por fim evitar atrasos desnecessários, documentos passiveis de averiguação por parte dos membros do moto clube e/ou clube.

2. Será designado um integrante com mais experiência para conduzir o grupo até seu destino, a ordem de cada um no grupo não poderá ser mudado nas paradas e assim seguiremos até o destino.

3. Em qualquer passeio, será definidas as ordens e colocação das motos na estrada assim como as paradas e velocidade, respeitando sempre para termos uma boa segurança.

4. Sempre que possível, havendo perigo à frente, o motociclista a sua frente levantará o braço esquerdo, para alertar os que venham em sua retaguarda.

Aponta-se para os buracos existentes na pista quando, embora passíveis de desvio, demonstrem certo perigo em algumas situações não é possível apontar os buracos com as mãos, dessa forma estica-se a perna na direção do buraco ou do obstáculo

5 - Você será responsável pela segurança da moto a sua frente e a moto atrás de você, portanto, respeite as regras que irão ser passadas no inicio de cada passeio.

6 - A mesma ordem para a saída do passeio deverá ser respeitada na volta do passeio, salvo orientação contrária do Ponteiro ou do Ferrolho.

7 - Não serão permitidas ultrapassagens de qualquer espécie durante a movimentação do pelotão, salvo, ultrapassagens do ponteiro, ferrolho e do fotografo.

Nas ilustrações abaixo, você está vendo a moto por trás (ou seja, vendo a moto que vai imediatamente à sua frente).

Todos os sinais serão efetuados com a mão esquerda


1) A mão e o braço esticado sobem e descem sucessivamente:
Perigo, atenção. Reduzir a velocidade.

2) Braço esquerdo dobrado sobre o capacete com a mão apontando para a direita:
Atenção, reduzir para entrar à direita.

3) Com o braço para cima, indicar o “número 2” com a mão:
Voltar à formação normal (fila dupla alternada).

4) Com o braço esquerdo para baixo, fazendo círculos com o dedo indicador:
Polícia à frente. Reduzir velocidade / Atenção.

5) Apontar com o pé esquerdo para o asfalto:
Buraco, óleo ou outro tipo de obstáculo, do lado que foi indicado. Reduza a velocidade e procure desviar (quando possível).

6) Apontar com o pé direito para o asfalto:
Buraco, óleo ou outro tipo de obstáculo, do lado que foi indicado. Reduza a velocidade e procure desviar (quando possível).

7) Mão esquerda apontada para cima e espalmada:
Atenção, situação de emergência à frente, exigindo cautela e redução de velocidade imediata.

8) Com o braço para cima, indicar o “numero 1” com a mão (em cima do capacete):
Todos deverão assumir a formação de fila indiana única.

9) Braço esquerdo apontado para a esquerda:
Atenção, reduzir para entrar à esquerda - o piloto deve sinalizar com o braço e acionar o pisca esquerdo em seguida.

Quando o grupo parar em posto de combustível, parar as motos na bomba a 45º, de frente para a mesma. Com isso ganha-se espaço e tempo, pois conseguirá abastecer de três a quatro motos sem manobras.


Quando a moto a sua frente fizer menção de parar... Nunca freie para parar atrás dessa moto, de uma distancia segura e pare na frente dela, pois a moto que vem atrás de você pode não ver que você ira para o acostamento para parar e bater na sua traseira.

Isso tudo não são regras ou normas e sim procedimentos criados para fazermos um passeio com segurança, retornando para nossas casas sem problemas.


3 REGRINHAS QUE PODEM FAZER UMA GRANDE DIFERENÇA:
• Se não sabe não faça.
• Se tiver dúvidas não faça.
• E se não precisa fazer, também não faça.

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