quarta-feira, 28 de outubro de 2009

HISTÓRIA DO MOTOCICLISMO NO BRASIL

Motociclismo – História

O início do Motociclismo se deu com a invenção de veículos de duas rodas em 1868, na Europa (a primeira patente de moto foi registrada em 1871 na França). No ano de 1894 foi inventada a primeira motocicleta movida a derivado de petróleo, com isso, o recorde de velocidade foi estabelecido em 120km/h. Em 1903, o sistema de caixa de marchas foi introduzido e então pôde-se quebrar esse recorde. Nesse período foi inventado o side-car, iniciando também as primeiras competições com esses veículos.
Formada pelos países que participavam da Copa dos Motoclubes na França (Grã-Bretanha, França, Alemanha, Áustria, Bélgica e Dinamarca), a FIMC (Fédération Internationale dês Motorcycles-Clubs) começa a organizar competições internacionais, inclusive a tradicional Tourist Trophy, a prova mais antiga e tradicional do Motociclismo Internacional realizada na Ilha de Man, na Grã-Bretanha, começando no ano de 1907.
Dessa maneira o Motociclismo ganhou popularidade e organização, se espalhando pela Europa e Estados Unidos. Em 1922 realizou-se o primeiro enduro de motos, com duração de 24 horas: o Bol d`Or na França.
A consolidação do Esporte se deu no ano de 1949, quando a FIMC ganha muito mais adeptos dentro e fora do eixo Europa - Estados Unidos e torna-se a FIM, Fédération Internationale de Motocyclisme, entidade que dirige a modalidade até os dias de hoje, com mais de 25 competições internacionais ministradas.
No Brasil
A História do Motociclismo no Brasil tem início em São Paulo, aproximadamente no ano de 1919. No circuito de Itapecerica, muito tradicional na época, foram percorridos 240km e o vencedor foi Guilherme Spera. A primeira corrida realizada fora de São Paulo só ocorreu em 1932, no Rio de Janeiro.
Durante a Segunda Guerra o Motociclismo enfrenta riscos devido ao racionamento de combustíveis e a proibição da importação dessas motos (geralmente italianas). Em 1948 surge a Confederação Brasileira de Motociclismo e um ano depois acontece a sua filiação à FIM (Fédération Internationale de Motocyclisme).
O grande trauma no Motociclismo Nacional ocorreu no ano de 1954, quando na tentativa de organizar uma competição internacional, feita por políticos paulistas, a CBM fica suspensa por um período de dez anos pela FIM. Mesmo assim o Motociclismo Nacional só volta a adquirir forças no ano de 1972, quando há uma retomada desse esporte no Brasil e de credibilidade no exterior.

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